AMBIENTE PRIVADO:

SISTEMA PENITENCIÁRIO

Um dos programas mais relevantes da Aliança Brasileira pela Educação se refere à área prisional, como forma de contribuição para reverter o ciclo perverso da violência e exclusão social que o atual sistema carcerário do nosso país enfrenta.

O objetivo é levar educação de qualidade para o sistema penitenciário, promovendo iniciativas legítimas de ressocialização, tais como:

• Assistência jurídica probono prestada pelos alunos e coordenadores de instituições Kroton, fornecendo atendimento jurídico e apoio aos familiares dos presos sem acesso à justiça, contribuindo para desafogar a superlotação das unidades prisionais.

• Oferta gratuita de cursos livres de capacitação na modalidade EAD.

• Distribuição de cartilhas informativas para as famílias sobre as regras sociais de visita e segurança.

• Implantação de programa sistemático de leitura nas unidades prisionais para alcançar a um só tempo a melhoria da capacitação dos presos e a remição da pena.

Esses projetos têm sido implementados em fase piloto no Estado de Minas Gerais para gradual expansão a outras regiões do país. Em Minas Gerais, a Aliança conta com o apoio de importantes parceiros, como OAB-Minas, Secretaria de Estado de Administração Prisional, APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). O Conselho Nacional de Justiça é também um dos grandes apoiadores dos nossos projetos para o Sistema Prisional. Confira no vídeo a seguir.
Logo da Aliança Brasileira pelo Sistema Penitenciário
Confira a reportagem dos Projetos Prisionais em vídeo abaixo:

Biblioteca do Projeto

Anexos em PDF Resumo das Informações
Cartilha com Informações do Sistema Prisional

Cartilha Informações Sistema Prisional

A Cartilha com Informações sobre o Sistema Prisional é uma iniciativa da Fundação Pitágoras, apoiada e reconhecida pela Comissão de Assuntos Carcerários (OAB) e Secretaria de Administração Prisional do Governo do Estado de Minas Gerais.

Foi estruturada pensando naqueles que visitam pessoas queridas nos presídios e apresentam dúvidas sobre como comportar, vestir e o que levar. Também esclarece questões relacionadas ao jurídico, quem procurar e telefones úteis.

A visita de uma pessoa querida é de fundamental importância para dar suporte emocional e na ressocialização dos privados de liberdade.

A Cartilha ajuda a compreender algumas regras que precisam ser observadas, serve de apoio para solução de dúvidas, garantindo a melhor visita e a segurança de todos.

Relatório da Evolução no Biênio 2017-2018 - Núcleo de Cidadania

Núcleo de Cidadania
[Prática e estudos a respeito da Lei de Execução Penal]

Desde 2014 foram realizados vários estudos de viabilidade, reuniões com autoridades competentes e parcerias com o poder executivo, Conselho Nacional de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil e o Tribunal de Justiça em Minas Gerais, além dos órgãos de classe. O Núcleo de Cidadania e a Lei de Execução Penal é um braço dos projetos em andamento da Aliança Brasileira pela Educação. A Fundação Pitágoras foi responsável por toda essa fase, comprometida em ajudar uma área tão sofrida ao minimizar o impacto através da educação, transformando a vida das pessoas.

Veja mais Artigos do Sistema Penitenciário

Aliança Brasileira pela Educação | Uma iniciativa: Kroton e Fundação Pitágoras