AMBIENTE PRIVADO:

3ª Edição do Prêmio Charles Lotfi – Edição 2019

Tema: Melhores práticas para o sucesso da aprendizagem

Prêmio Charles Lotfi

Mestre de Cerimônia: Eduardo Costa

O Prêmio Charles Lotfi surgiu como forma de reconhecimento das escolas públicas que se destacam por boas práticas educacionais, na busca de soluções para os grandes desafios da área.

O prêmio, que leva o nome do Dr. Charles Lotfi, ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas, um grande líder mineiro, que acendeu a fagulha do “Movimento Conspiração Mineira pela Educação” ao convidar a Fundação Pitágoras a pensar num formato de colaboração mais efetiva do segundo setor, das empresas, com as escolas públicas.

O prêmio Charles Lotfi está na sua terceira edição. Na primeira edição abordou quatro eixos estratégicos: ambiente saudável de aprendizagem (pacificação); maior motivação dos alunos e professores; aproximação família – escola e melhoria dos indicadores de aprendizagem.

Na sua segunda edição premiou as escolas que apresentaram suas melhores práticas relacionadas ao resgate dos alunos evadidos e às ações que impedem o abandono do aluno da escola.
Na Edição 2019, em que procuramos dar continuidade ao processo, apoiando as escolas públicas na concretização de seus projetos mais relevantes, abordamos a melhoria dos resultados da aprendizagem.

Nessa terceira Edição, a temática foi relacionada a práticas que visam apoiar o alto desempenho dos alunos em leitura, escrita, cálculos, resolução de problemas e atividades colaborativas.

Para a avaliação das melhores práticas contamos com uma banca examinadora composta por educadores de relevância no cenário educacional.

As escolas públicas vencedoras ganharam, além do troféu, uma premiação em dinheiro (1º Lugar: R$ 15.000,00, 2º Lugar: R$ 10.000,00 e 3º Lugar: R$ 5.000,00) para ser investida em melhorias para a própria escola (espaço físico, compra de equipamentos, materiais etc.).

A escola realizou sua inscrição pelo site, preencheu o formulário on-line, concluiu todas as etapas solicitadas no formulário e comprovaram a efetividade da prática.
EDIÇÃO 2019

Banca examinadora
 
Professor Evando Neiva
Professor Rui César
Professor Hélio Gomes
Fernanda Sobreira
Professor Cabral Aguiar
Professor José Carlos


Tema

Nessa terceira Edição, a temática foi relacionada a práticas que visam apoiar o alto desempenho dos alunos em leitura, escrita, cálculos, resolução de problemas e atividades colaborativas.


1º Prêmio - Faixa Ouro
Placa de Reconhecimento para a Escola
Premiação Financeira - R$ 15 mil


Premiada: Escola Estadual Monte Sinai - Bairro Recreio do Riachinho
Cidade: Esmeraldas/MG
Diretora: Adriana Pedrosa de Souza Silva
 Professores: Shirley Aparecida Parreiras e Silva Oliveira (Português), Júlio César de Gouvea (História) e Elaine Verônica Souza Oliveira (Matemática).
Melhor Prática: Clubes Culturais - Projeto de Leitura

 


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2º Prêmio - Faixa Prata
Placa de Reconhecimento para a Escola

Premiação Financeira – R$ 10mil


 Premiada: Escola Municipal Hélio Pellegrino
 Cidade: Belo Horizonte /MG
 Diretora: Tamy Grace Simões Moreira
 Professor: Renato Sena Ramos (História)
• Melhor Prática: Caminhos do Bairro Guarani: O Uso do QR Code nos Lugares de Memória do Entorno da Escola Municipal Hélio Pellegrino.

 


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3º Prêmio - Faixa Bronze
Placa de Reconhecimento para a Escola

Premiação Financeira – R$ 5mil

Premiada: Escola Municipal Aparecida Barros Santos
Cidade: Vespasiano/MG
Diretora: Raryan Rafaela Rodrigues
• Melhor Prática: Brincando com a Matemática

 


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Aliança Brasileira pela Educação | Uma iniciativa: Kroton e Fundação Pitágoras