PROGRAMA 5S
De origem japonesa, o Programa 5S é uma metodologia que visa melhorar o ambiente em que é aplicado, aumentando a produtividade e melhorando resultados. Tem por base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.
O Programa 5S pode ser considerado uma eficiente ferramenta de gestão, pela sua simplicidade e eficácia. Tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar todos os envolvidos para a organização e a disciplina.
O Programa 5S pode ser considerado uma eficiente ferramenta de gestão, pela sua simplicidade e eficácia. Tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar todos os envolvidos para a organização e a disciplina.
De origem japonesa, o Programa 5S é uma metodologia que visa melhorar o ambiente em que é aplicado, aumentando a produtividade e melhorando resultados. Tem por base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.
O Programa 5S pode ser considerado uma eficiente ferramenta de gestão, pela sua simplicidade e eficácia. Tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar todos os envolvidos para a organização e a disciplina.
O Programa 5S pode ser considerado uma eficiente ferramenta de gestão, pela sua simplicidade e eficácia. Tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar todos os envolvidos para a organização e a disciplina.
1º S - Senso de Utilização
Separar as coisas úteis das inúteis.
• Deixamos em nosso espaço apenas as coisas úteis.
• Levamos para um setor de descarte as coisas inúteis para nós, mas que podem ser úteis para os outros.
2º S - Senso de Ordenação
Organizar as coisas úteis.
• O que usamos toda hora fica mais perto da gente.
• O que usamos menos fica um pouco mais longe.
3º S - Senso de Limpeza
Manter tudo limpo.
• Limpamos as salas e o ambiente.
• Cuidamos do lixo, evitamos entulhos.
4º S - Senso de Saúde
Cuidar do asseio pessoal e preservar o ambiente.
• Lavamos sempre as mãos, usamos sempre uniforme limpo.
• Evitamos desperdício de água, evitamos poluição.
• Mantemos ambiente organizado, limpo e confortável para os alunos.
5º S - Senso de Autodisciplina
Preservar a arrumação e limpeza.
• Manter o nosso setor limpo e arrumado só depende de nós mesmos.
• Devemos ter expediente para resolver os problemas do setor.
Separar as coisas úteis das inúteis.
• Deixamos em nosso espaço apenas as coisas úteis.
• Levamos para um setor de descarte as coisas inúteis para nós, mas que podem ser úteis para os outros.
2º S - Senso de Ordenação
Organizar as coisas úteis.
• O que usamos toda hora fica mais perto da gente.
• O que usamos menos fica um pouco mais longe.
3º S - Senso de Limpeza
Manter tudo limpo.
• Limpamos as salas e o ambiente.
• Cuidamos do lixo, evitamos entulhos.
4º S - Senso de Saúde
Cuidar do asseio pessoal e preservar o ambiente.
• Lavamos sempre as mãos, usamos sempre uniforme limpo.
• Evitamos desperdício de água, evitamos poluição.
• Mantemos ambiente organizado, limpo e confortável para os alunos.
5º S - Senso de Autodisciplina
Preservar a arrumação e limpeza.
• Manter o nosso setor limpo e arrumado só depende de nós mesmos.
• Devemos ter expediente para resolver os problemas do setor.
1º S - Senso de Utilização
Separar as coisas úteis das inúteis.
• Deixamos em nosso espaço apenas as coisas úteis.
• Levamos para um setor de descarte as coisas inúteis para nós, mas que podem ser úteis para os outros.
2º S - Senso de Ordenação
Organizar as coisas úteis.
• O que usamos toda hora fica mais perto da gente.
• O que usamos menos fica um pouco mais longe.
3º S - Senso de Limpeza
Manter tudo limpo.
• Limpamos as salas e o ambiente.
• Cuidamos do lixo, evitamos entulhos.
4º S - Senso de Saúde
Cuidar do asseio pessoal e preservar o ambiente.
• Lavamos sempre as mãos, usamos sempre uniforme limpo.
• Evitamos desperdício de água, evitamos poluição.
• Mantemos ambiente organizado, limpo e confortável para os alunos.
5º S - Senso de Autodisciplina
Preservar a arrumação e limpeza.
• Manter o nosso setor limpo e arrumado só depende de nós mesmos.
• Devemos ter expediente para resolver os problemas do setor.
Separar as coisas úteis das inúteis.
• Deixamos em nosso espaço apenas as coisas úteis.
• Levamos para um setor de descarte as coisas inúteis para nós, mas que podem ser úteis para os outros.
2º S - Senso de Ordenação
Organizar as coisas úteis.
• O que usamos toda hora fica mais perto da gente.
• O que usamos menos fica um pouco mais longe.
3º S - Senso de Limpeza
Manter tudo limpo.
• Limpamos as salas e o ambiente.
• Cuidamos do lixo, evitamos entulhos.
4º S - Senso de Saúde
Cuidar do asseio pessoal e preservar o ambiente.
• Lavamos sempre as mãos, usamos sempre uniforme limpo.
• Evitamos desperdício de água, evitamos poluição.
• Mantemos ambiente organizado, limpo e confortável para os alunos.
5º S - Senso de Autodisciplina
Preservar a arrumação e limpeza.
• Manter o nosso setor limpo e arrumado só depende de nós mesmos.
• Devemos ter expediente para resolver os problemas do setor.
Passo a passo da implementação do 5S
1. Divulgação
O primeiro passo é conscientizar as pessoas da importância do projeto.
2. Preparação
A etapa de preparação possui como objetivo dividir a implantação do programa 5S em partes menores, com um cronograma de ações.
- Fotografar os locais mais importantes da escola, para constatar o nível inicial de arrumação e de limpeza.
- Reunir o pessoal – diretor, professores e funcionários – para explicar a importância do Programa 5S, enfatizando que é impossível ter bom desempenho num ambiente de trabalho desorganizado e sujo.
- Expor as fotos, mostrando que somente com o trabalho cooperativo de todos é possível ter um ambiente arrumado e limpo.
- Explicar o conteúdo do Programa 5S (de preferência colocar as informações em local visível para todos).
3. Implantação
Esta etapa começa conforme exige a sequência dos 5S: uso, organização, limpeza e disciplina.
- Implantar o primeiro S – Senso de Utilização, dando prazo de uma semana para completar a tarefa e deixando claro que cada pessoa é a responsável pelo setor em que trabalha.
- Implantar o segundo S – Senso de Ordenação, dando mais uma semana de prazo para completar a tarefa.
- Implantar o terceiro S – Senso de Limpeza, ao longo da terceira semana.
- Fotografar os mesmos locais fotografados durante a preparação para constatar o progresso de toda a equipe; reunir o pessoal para avaliar a mudança, comparar as fotos antes e depois, reconhecer o progresso de todos e premiar a pessoa que mais se destacou.
- Implantar os dois últimos S – Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina, a partir da reunião anterior.
4. Manutenção
A última etapa de implantação do Programa 5S é a mais desafiadora, pois possui como objetivo assegurar o cumprimento de todas as novas exigências impostas, de forma que a organização, limpeza e ordem conquistada estejam respeitadas diariamente.
É importante fazer avaliação mensal do Programa 5S, por meio de uma auditoria interna em que todos avaliam o grau de arrumação e limpeza de todos os setores da escola; reconhecer e premiar a pessoa que mais se destacou no mês da avaliação.
1. Divulgação
O primeiro passo é conscientizar as pessoas da importância do projeto.
2. Preparação
A etapa de preparação possui como objetivo dividir a implantação do programa 5S em partes menores, com um cronograma de ações.
- Fotografar os locais mais importantes da escola, para constatar o nível inicial de arrumação e de limpeza.
- Reunir o pessoal – diretor, professores e funcionários – para explicar a importância do Programa 5S, enfatizando que é impossível ter bom desempenho num ambiente de trabalho desorganizado e sujo.
- Expor as fotos, mostrando que somente com o trabalho cooperativo de todos é possível ter um ambiente arrumado e limpo.
- Explicar o conteúdo do Programa 5S (de preferência colocar as informações em local visível para todos).
3. Implantação
Esta etapa começa conforme exige a sequência dos 5S: uso, organização, limpeza e disciplina.
- Implantar o primeiro S – Senso de Utilização, dando prazo de uma semana para completar a tarefa e deixando claro que cada pessoa é a responsável pelo setor em que trabalha.
- Implantar o segundo S – Senso de Ordenação, dando mais uma semana de prazo para completar a tarefa.
- Implantar o terceiro S – Senso de Limpeza, ao longo da terceira semana.
- Fotografar os mesmos locais fotografados durante a preparação para constatar o progresso de toda a equipe; reunir o pessoal para avaliar a mudança, comparar as fotos antes e depois, reconhecer o progresso de todos e premiar a pessoa que mais se destacou.
- Implantar os dois últimos S – Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina, a partir da reunião anterior.
4. Manutenção
A última etapa de implantação do Programa 5S é a mais desafiadora, pois possui como objetivo assegurar o cumprimento de todas as novas exigências impostas, de forma que a organização, limpeza e ordem conquistada estejam respeitadas diariamente.
É importante fazer avaliação mensal do Programa 5S, por meio de uma auditoria interna em que todos avaliam o grau de arrumação e limpeza de todos os setores da escola; reconhecer e premiar a pessoa que mais se destacou no mês da avaliação.
Passo a passo da implementação do 5S
1. Divulgação
O primeiro passo é conscientizar as pessoas da importância do projeto.
2. Preparação
A etapa de preparação possui como objetivo dividir a implantação do programa 5S em partes menores, com um cronograma de ações.
- Fotografar os locais mais importantes da escola, para constatar o nível inicial de arrumação e de limpeza.
- Reunir o pessoal – diretor, professores e funcionários – para explicar a importância do Programa 5S, enfatizando que é impossível ter bom desempenho num ambiente de trabalho desorganizado e sujo.
- Expor as fotos, mostrando que somente com o trabalho cooperativo de todos é possível ter um ambiente arrumado e limpo.
- Explicar o conteúdo do Programa 5S (de preferência colocar as informações em local visível para todos).
3. Implantação
Esta etapa começa conforme exige a sequência dos 5S: uso, organização, limpeza e disciplina.
- Implantar o primeiro S – Senso de Utilização, dando prazo de uma semana para completar a tarefa e deixando claro que cada pessoa é a responsável pelo setor em que trabalha.
- Implantar o segundo S – Senso de Ordenação, dando mais uma semana de prazo para completar a tarefa.
- Implantar o terceiro S – Senso de Limpeza, ao longo da terceira semana.
- Fotografar os mesmos locais fotografados durante a preparação para constatar o progresso de toda a equipe; reunir o pessoal para avaliar a mudança, comparar as fotos antes e depois, reconhecer o progresso de todos e premiar a pessoa que mais se destacou.
- Implantar os dois últimos S – Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina, a partir da reunião anterior.
4. Manutenção
A última etapa de implantação do Programa 5S é a mais desafiadora, pois possui como objetivo assegurar o cumprimento de todas as novas exigências impostas, de forma que a organização, limpeza e ordem conquistada estejam respeitadas diariamente.
É importante fazer avaliação mensal do Programa 5S, por meio de uma auditoria interna em que todos avaliam o grau de arrumação e limpeza de todos os setores da escola; reconhecer e premiar a pessoa que mais se destacou no mês da avaliação.
O primeiro passo é conscientizar as pessoas da importância do projeto.
2. Preparação
A etapa de preparação possui como objetivo dividir a implantação do programa 5S em partes menores, com um cronograma de ações.
- Fotografar os locais mais importantes da escola, para constatar o nível inicial de arrumação e de limpeza.
- Reunir o pessoal – diretor, professores e funcionários – para explicar a importância do Programa 5S, enfatizando que é impossível ter bom desempenho num ambiente de trabalho desorganizado e sujo.
- Expor as fotos, mostrando que somente com o trabalho cooperativo de todos é possível ter um ambiente arrumado e limpo.
- Explicar o conteúdo do Programa 5S (de preferência colocar as informações em local visível para todos).
3. Implantação
Esta etapa começa conforme exige a sequência dos 5S: uso, organização, limpeza e disciplina.
- Implantar o primeiro S – Senso de Utilização, dando prazo de uma semana para completar a tarefa e deixando claro que cada pessoa é a responsável pelo setor em que trabalha.
- Implantar o segundo S – Senso de Ordenação, dando mais uma semana de prazo para completar a tarefa.
- Implantar o terceiro S – Senso de Limpeza, ao longo da terceira semana.
- Fotografar os mesmos locais fotografados durante a preparação para constatar o progresso de toda a equipe; reunir o pessoal para avaliar a mudança, comparar as fotos antes e depois, reconhecer o progresso de todos e premiar a pessoa que mais se destacou.
- Implantar os dois últimos S – Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina, a partir da reunião anterior.
4. Manutenção
A última etapa de implantação do Programa 5S é a mais desafiadora, pois possui como objetivo assegurar o cumprimento de todas as novas exigências impostas, de forma que a organização, limpeza e ordem conquistada estejam respeitadas diariamente.
É importante fazer avaliação mensal do Programa 5S, por meio de uma auditoria interna em que todos avaliam o grau de arrumação e limpeza de todos os setores da escola; reconhecer e premiar a pessoa que mais se destacou no mês da avaliação.