entrevista: Primeira infância

Entrevista: Primeira infância - Ana Marta Souza Inez
O que significa a expressão primeira infância?
Por que essa fase da vida é tão importante para o desenvolvimento da criança?
Entrevista: Bullying - Hugo Monteiro FerreiraPrimeira infância é a etapa da vida humana que vai do nascimento aos 6 anos de idade. Essa fase é de fundamental importância pois é quando inicia o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas e sociais da pessoa. A criança, nessa etapa, se constrói como pessoa e sujeito conhecedor que inicia sua história pessoal e se insere na história de sua família e sua comunidade.
É na Infância que se formam as bases da personalidade a partir da conjunção de múltiplos fatores: biológicos, genéticos, ambientais e outros. A criança desde os seus primeiros movimentos desenvolve sua capacidade de interação como o ambiente, interferindo na significação daquilo que já está posto e construindo suas próprias concepções sobre o mundo. Dessa forma, diferentes áreas de estudo sobre o desenvolvimento humano consideram ser esta a fase mais importante para a formação e para o desenvolvimento das competências dos sujeitos sendo, portanto, o período mais rico de aprendizagens.
O que dizem os avanços da neurociência sobre a primeira infância?
Por que investir nessa fase da vida é importante não só para o desenvolvimento da criança como também para o desenvolvimento da sociedade como um todo?
Qual a importância em termos políticas para a primeira infância e o que o Brasil tem feito a respeito?
Como as universidades podem contribuir para fortalecer a rede de atenção à primeira infância, especialmente no que toca as famílias em situação de vulnerabilidade?
Que mensagem você gostaria de deixar para os professores e estudantes do ensino superior, sobre a importância de termos futuros profissionais com uma maior consciência sobre esse tema?
Ana Marta Souza Inez

Ana Marta Souza Inez

Pedagoga, especialista em educação infantil e avaliação, mestre e doutora em educação. Possui experiência na docência e na gestão da educação básica e da educação superior. Pesquisadora dos temas: educação infantil e infância, avaliação e formação de professores. Consultora das áreas de Educação Infantil, primeira infância e avaliação. É conselheira da União Brasileira de Educação Católica -UBEC.
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