SISTEMA PENITENCIÁRIO
Um dos programas mais relevantes da Aliança Brasileira pela Educação se refere à área prisional, como forma de contribuição para reverter o ciclo perverso da violência e exclusão social que o atual sistema carcerário do nosso país enfrenta.
O objetivo é levar educação de qualidade para o sistema penitenciário, promovendo iniciativas legítimas de ressocialização, tais como:
• Assistência jurídica probono prestada pelos alunos e coordenadores de instituições Kroton, fornecendo atendimento jurídico e apoio aos familiares dos presos sem acesso à justiça, contribuindo para desafogar a superlotação das unidades prisionais.
• Oferta gratuita de cursos livres de capacitação na modalidade EAD.
• Distribuição de cartilhas informativas para as famílias sobre as regras sociais de visita e segurança.
• Implantação de programa sistemático de leitura nas unidades prisionais para alcançar a um só tempo a melhoria da capacitação dos presos e a remição da pena.
Esses projetos têm sido implementados em fase piloto no Estado de Minas Gerais para gradual expansão a outras regiões do país. Em Minas Gerais, a Aliança conta com o apoio de importantes parceiros, como OAB-Minas, Secretaria de Estado de Administração Prisional, APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). O Conselho Nacional de Justiça é também um dos grandes apoiadores dos nossos projetos para o Sistema Prisional. Confira no vídeo a seguir.