Cresce número de empreendedores durante a pandemia
Artigo Publicado em: 18 Agosto 2021
Para ter sucesso, é necessário ficar atento às novas tendências e oportunidades

Diante deste cenário pandêmico, muitas pessoas buscaram no empreendedorismo uma alternativa para a crise. Segundo o Ministério da Economia, em 2020, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu 8,4% em comparação ao ano anterior. “Existem dois grandes motivos que levam as pessoas a empreender: o desejo profissional de ter um negócio próprio e como estratégia de sobrevivência, que é o que está acontecendo agora na pandemia”, explica Lucas Prata Feres, Coordenador de Empregabilidade da Kroton.
Empreender com sucesso
Ainda que o empreendedorismo tenha sido estimulado pela necessidade, é fundamental que o negócio tenha bom planejamento. Isso porque metade das microempresas no Brasil fecham nos primeiros dois anos de existência. Portanto, para evitar fazer parte das estatísticas, os empreendedores devem se planejar e ficar atentos às tendências, especialmente aquelas criadas pela crise e que devem se manter no período pós-pandêmico.
Um bom investimento pode ser o frete e transporte de pequenas cargas, por exemplo. As pessoas passaram a comprar mais pela internet – 65,7% de crescimento indica dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) – e, consequentemente, a demanda por entregas em domicílio aumentou. Outras ideias de negócios sugeridas pelo Sebrae incluem: fornecedor de refeições em marmita, distribuidor de bebidas, salão de beleza e pet shop.
Além de ideias de negócios, o Sebrae aponta que as empresas que tiveram melhor faturamento nesse período foram aquelas que adaptaram seus serviços ou mudaram seu modelo de negócios. Entre as tendências que chegaram ou foram fortalecidas pela pandemia estão: a digitalização dos negócios, a venda e divulgação pelas redes sociais e os serviços de delivery. “Para ter sucesso como empreendedor não basta apenas usar os canais digitais, é preciso ir além de criar páginas nas redes sociais. É necessário planejamento estratégico, usando adequadamente as ferramentas disponíveis”, explica Lucas Feres.
Um bom investimento pode ser o frete e transporte de pequenas cargas, por exemplo. As pessoas passaram a comprar mais pela internet – 65,7% de crescimento indica dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) – e, consequentemente, a demanda por entregas em domicílio aumentou. Outras ideias de negócios sugeridas pelo Sebrae incluem: fornecedor de refeições em marmita, distribuidor de bebidas, salão de beleza e pet shop.
Além de ideias de negócios, o Sebrae aponta que as empresas que tiveram melhor faturamento nesse período foram aquelas que adaptaram seus serviços ou mudaram seu modelo de negócios. Entre as tendências que chegaram ou foram fortalecidas pela pandemia estão: a digitalização dos negócios, a venda e divulgação pelas redes sociais e os serviços de delivery. “Para ter sucesso como empreendedor não basta apenas usar os canais digitais, é preciso ir além de criar páginas nas redes sociais. É necessário planejamento estratégico, usando adequadamente as ferramentas disponíveis”, explica Lucas Feres.
Educação empreendedora
Para saber usar as ferramentas adequadas e construir o planejamento estratégico do seu negócio, é necessário se capacitar. Segundo Feres, na hora de empreender, existem dois cenários importantes a serem considerados: os fatores que estão fora do controle do empreendedor, a exemplo da crise provocada pelo coronavírus, e os que estão dentro do que é possível controlar, que é a gestão do negócio, e é nela que o empreendedor deve focar. E uma boa gestão é feita com muito estudo e capacitação.
Com o cenário de crise econômica, nem sempre é possível investir em cursos. Felizmente, muitas instituições públicas e privadas, oferecem opções de capacitação gratuitas para quem necessita do conhecimento básico capaz de guiar o empreender no planejamento inicial do seu negócio. O empreendedor que deseja ter sucesso não deve deixar passar oportunidades como essa.
Com o cenário de crise econômica, nem sempre é possível investir em cursos. Felizmente, muitas instituições públicas e privadas, oferecem opções de capacitação gratuitas para quem necessita do conhecimento básico capaz de guiar o empreender no planejamento inicial do seu negócio. O empreendedor que deseja ter sucesso não deve deixar passar oportunidades como essa.
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