FUNDAÇÃO PITÁGORAS

Fundação Pitágoras

A Fundação Pitágoras nasce em 1999 com a missão de melhorar a gestão das organizações educacionais, visando a promoção da educação de qualidade no Brasil. Seguindo a trajetória de vanguarda educacional iniciada em 1966 pelo curso pré-vestibular Pitágoras - em Minas Gerais, a Fundação Pitágoras, que é um dos braços sociais da Cogna Educação, realiza projetos de impacto social voltados para a melhoria da qualidade da educação pública com programas de alta efetividade e escalabilidade; apoio a programas de cuidado e acompanhamento da primeira infância; e iniciativas de capacitação e sensibilização quanto à empregabilidade de jovens vulneráveis e sistema prisional.

Sistema de Gestão Integrado (SGI)

Sistema de Gestão Integrado (SGI) | Fundação Pitágoras

Ainda em 1999 a Fundação Pitágoras desenvolveu uma metodologia de gestão especialmente talhada para redes públicas de ensino da educação básica – o Sistema de Gestão Integrado (SGI). Cada uma das siglas ilustra bem o programa:

  • Sistema: a metodologia engloba e trabalha com todos os sistemas que compõem uma comunidade escolar – Secretarias de Educação, Escolas, Classes e Alunos. Portanto, a partir da liderança da Secretaria até o chão da sala de aula.
  • Gestão: o programa tem como foco a gestão, e não interfere nas práticas pedagógicas ou no material didático, por exemplo. São trabalhados sete elementos da gestão, adaptados para a realidade escolar:
  1. 1. Liderança;
  2. 2. Finalidade (foco no aluno e nas partes interessadas);
  3. 3. Plano a seguir;
  4. 4. Processos de trabalho;
  5. 5. Pessoas trabalhando;
  6. 6. Informações;
  7. 7. Resultados.
  • Integrado: a metodologia integra/alinha os esforços dos diferentes sistemas, colocando todos remando na mesma direção: o alto nível de aprendizagem dos alunos.
+2 milhões de pessoas beneficiadas | Fundação Pitágoras

+2 milhões

de pessoas beneficiadas
+1.100 escolas | Fundação Pitágoras

+1.100

escolas
13 estados | Fundação Pitágoras

13

estados

A forma de entrega do SGI em cada município acontece em cerca de 2 anos, onde a transferência da metodologia se faz para o conjunto de lideranças da secretaria de educação e escolas, que se capacitam ao mesmo tempo que melhoram ou inovam as suas práticas de gestão. Dessa forma, eles aprendem no formato “mão na massa” e, ao final do programa, podem seguir de forma autônoma. Terminado o processo, os participantes recebem uma certificação de MBA em Gestão Escolar , pelas faculdades da Kroton.

Ao longo de sua história o SGI acumula resultados notáveis: são mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas, entre alunos e educadores, distribuídos em mais de 1.100 escolas, de 13 estados. Seu sucesso é medido pela melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica):

Escolas atendidas pelo SGI performam em média +0,5 pontos (nos anos iniciais) e +0,2 pontos (nos anos finais) acima das escolas não atendidas, após a implementação

Parcerias

Criança Feliz

Em seu segundo eixo de atuação a Fundação apoia o Criança Feliz, projeto do governo federal em promoção à Primeira Infância (período que contempla da gestação ao sexto ano de idade) para famílias em condição de vulnerabilidade socioeconômica, com as capacitações aos visitadores – responsáveis pela acolhida e acompanhamento dos atendidos.

CNJ (Conselho Nacional de Justiça)
DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional)

Adicionalmente, a Fundação também mantém projetos em parceria com as APAC’s (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de diversas cidades do Brasil, com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça e o DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), visando a educação de detentos e egressos do sistema prisional, promovendo assim a reintegração social.

Cápsula do Tempo

Criação da Fundação Pitágoras

Criação da Fundação Pitágoras pelos educadores fundadores da Cogna

Educadores fundadores da Cogna: Evando José Neiva, Júlio Fernando Cabizuca e Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto.Fundação Pitágoras

1999

2000

SGI

Vespasiano em Minas Gerais é o primeiro município a ser atendido pelo SGI. SGI | Sistema de Gestão Integrado

Prêmio Mineiro de Qualidade

A rede municipal de ensino de Vespasiano/MG, com o SGI, conquista o Prêmio Mineiro de Qualidade, na faixa ouro, a mais alta premiação concedida pelo PMQP – Prêmio Mineiro de Qualidade e Produtividade.

PMQP | Prêmio Mineiro de Qualidade e Produtividade

2004

2006

Crescimento Notável

Fundação dobra o número de municípios atendidos

Fundação dobra o número de municípios atendidos.


Lançamento do Movimento Conspiração Mineira pela Educação Criação da Fundação Pitágoras pelos educadores fundadores da CognaLançamento do Movimento Conspiração Mineira pela Educação

SGI

Jequitibá, Funilândia e Baldim, pequenos municípios de Minas Gerais que implantaram o SGI, obtiveram nas provas oficiais de alfabetização 46% de alunos alfabetizados enquanto os 15 municípios sem SGI da mesma região tiveram a média de 22%. Ou seja, a porcentagem de alfabetizados dos três é mais que o dobro dos outros. SGI | Sistema de Gestão Integrado

2007

2008

Boas práticas de Educação na América Latina

O SGI foi eleito um dos três programas brasileiros que tem como foco melhorar a qualidade do ensino público no Brasil. Foi selecionado pelo CEAL (Conselho de Empresários da América Latina) e pelo ILCE (Instituto Latino-Americano de Comunicação Educativa) para fazer parte do livro “Boas práticas de Educação na América Latina”.

CEAL (Conselho de Empresários da América Latina)

Cogna

A Fundação se torna o braço social da Kroton Educacional, atual Cogna Educação.

Cogna Educação

2009

2013

“Prêmio Charles Lotfi”

Lançamento do “Prêmio Charles Lotfi” para anualmente premiar as escolas públicas que se destacaram com as melhores práticas de gestão.

Prêmio “Charles Lotfi”

Evolução

Na cidade do Rio de Janeiro, os melhores resultados foram das 44 escolas que fizeram o SGI entre as 688 não atendidas pelo Sistema. Sendo, o 1 lugar geral da escola “Prof. Visitação” que ficou com a nota 8,6 e a escola “Thomas Mann” que ficou entre as 10 que mais evoluíram, saindo de 3,7 para 5,3, tendo um crescimento de 43%. SGI | Sistema de Gestão Integrado

2015

2016

Aliança e Sistema Prisional

Lançamento do movimento Aliança Brasileira pela Educação.

Aliança Brasileira pela Educação

Lançamento do Programa para o Sistema Prisional “Uma Chance Honesta”.

“Uma Chance Honesta”

Fóruns de Diretores

Início dos Fóruns de Diretores para lideranças de escolas públicas.
Fóruns de Diretores


Pacto Universitário com o MEC

Governo Federal, Ministério dos Direitos Humanos e outras instituições com o objetivo de superar a violência, o preconceito e a discriminação no ambiente universitário e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas instituições de ensino superior.

Pacto Universitário com o MEC

2017

2018

Educar para Transformar

Parceria com o Instituto MRV no projeto “Educar para Transformar” que contempla as escolas dos 50 municípios mais violentos do Brasil;

Instituto MRV

Início da parceria com o Programa Criança Feliz”.

Programa Criança Feliz

Brumadinho e Caminho Certo

Início da Aliança por Brumadinho, com atuação da Fundação com atuação como uma das lideranças em prol da recuperação da cidade.

Aliança por Brumadinho

Jovens no Caminho Certo

Lançamento do Programa para jovens vulneráveis: “Jovens no caminho certo”.

“Jovens no caminho certo”

2019

2020

Democratização da Educação

Disponibilização do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da ABE para as escolas públicas poderem continuar as aulas no período da pandemia.

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Rede Mondó

Início da parceria com Rede Mondó, com atuação na Ilha do Marajó (Pará).

Rede Mondó
Rede Mondó

2021

2022

#VencendoJuntos

Lançamento do Programa “Vencendo Juntos”, programa do COB  (Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro), para atender atletas que não concluíram a Educação Básica.

#VencendoJuntos

Saiba mais:

Acesso à educação transforma a vida de pessoas privadas de liberdade
Como incentivar os alunos a exercerem a cidadania

De acordo com o Levantamento de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), com dados de junho de 2021, há mais de 800 mil pessoas com alguma privação de liberdade no Brasil

Privados de liberdade recebem bolsas de estudo para graduação
Privados de liberdade recebem bolsas de estudo para graduação

A Kroton, em parceria com outras instituições, busca levar inclusão por meio da educação em cursos superiores

Lições Aprendidas - 40 Anos - Fundação Pitágoras - Evando Neiva
Lições Aprendidas - 40 Anos - Fundação Pitágoras - Evando Neiva

Ao completarmos 40 anos de fundação, decidimos que seria relevante registrar os marcos mais significativos do aprendizado que o Pitágoras nos propiciou ao longo desta grande jornada

Novas Lições - 50 Anos - Fundação Pitágoras - Evando Neiva
Novas Lições - 50 Anos - Fundação Pitágoras - Evando Neiva

No limiar dos 50 anos, a Kroton orgulha-se de ser uma empresa contemporânea, que busca retribuir à sociedade o que essa lhe ofereceu por meio de consistente programa de responsabilidade social

Av. Paulista, 901 - Bela Vista - Edifício CYK
Comendador Yerchanik Kissajikian
2º Andar - CEP 01418-100 - São Paulo - SP
Assine nosso boletim. Fique por dentro das novidades sobre educação e ações inspiradoras!

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade.